Diretivas no Vue.js #2

Continuando o assunto de como criar diretivas no Vue, vamos ver agora como fazer usando técnicas e propriedades mais avançadas. Caso você não leu a parte 1 deste artigo, recomendo fortemente você dar um olhada para entender tranquilamente o que vou falar aqui.

Tá esperando o que? começa logo :D

Deep

Se sua diretiva precisa que um objeto seja passado, para que além de acessar suas propriedades faça determinada tarefa quando a mesma é mudada, é possível habilitar o deep como true e receber o objeto e as mudanças na Hook Function update, dessa forma:

<div v-my-directive="obj"></div>  
Vue.directive('my-directive', {  
  deep: true,
  update: function (obj) { }
})

A Hook Function update vai ser chamada sempre que houver mudanças em obj.

Two Way

Com isso você pode "escrever um valor" de volta para a instância do Vue, permitindo você usar o this.set(value).
Bastando apenas você settar o twoWay como true, olha só esse cara em ação:

See the Pen TwoAway property on VueJS directive by Igor Luíz (@Halfeld) on CodePen.

Accept Statement

Ele sendo passado como true, é possível escrever declarações inline.
Assim:

<div v-my-directive="a++"></div>  
Vue.directive('my-directive', {  
  acceptStatement: true,
  update: function (fn) {}
})

Priority

Você pode colocar uma ordem de prioridade em suas diretivas que caso não informado é definido como valor padrão. 1000 para diretivas comuns e 2000 para diretivas terminais, as diretivas com maior número no atributo priority vão ser renderizadas mais cedo no elemento, as que tem o mesmo valor vão ser renderizadas na ordem que foram declaradas, embora essa ordem como diz na documentação não é garantida nos diferentes tipos browsers.
Um coisa que é preciso ter em mente é que as diretivas v-if e v-for tem sempre maior prioridade na compilação.

Terminal

1.0.19+

O Vue compila o template andando recursivamente pela árvore do Document Object Model (DOM), entretanto quando encontra uma diretiva terminal, ele para de andar sobre seus elementos filhos tirando muito do trabalho na etapa de compilação. Tomando como exemplo, as diretivas v-if e v-for são terminais.
Escrever uma diretiva terminal é assunto bem avançado e você precisa ter um conhecimento legal do ciclo de compilação do Vue, mas no geral é especificar terminal como true.
Caso tenha alguma dúvida em como ciclo do Vue funciona é só dar uma olha aqui:

ciclo de como o Vuejs funciona

bem... tendo muuitas dúvidas nessa imagem, faço um post explicando o ciclo de funcionamento do Vue, mas por hora é só na olhadinha mesmo xD

É isso aí pessoal, agora a imaginação é o limite. Soltem a criatividade nas possibilidades de manuseio do DOM que vocês tem...