Conheça as comunidades que fazem parte do ecossistema Vuejs no Brasil

Alternativas em relação ao Vuex

Você já deve ter lido que o Vuex é a melhor forma de manter o estado global de uma aplicação em Vue. E realmente é. É vital que você compreenda o Vuex e sua filosofia Flux para poder criar aplicações poderosas e com um excelente gerenciamento de estado, inclusive pelo Vue DevTools.

»
Daniel Schmitz

Criando componentes reutilizáveis (mestre/detalhe)

Quando trabalhamos com componentes, seja em qualquer framework (com vue fica mais divertido!), estamos utilizando um dos requisitos mais básicos da programação que é dividir um problema em diversos problemas menores. Neste caso, dividimos uma interface em pedaços, e a montamos como se fosse um lego. O uso de componentes é vital para um perfeito entendimento de um sistema, pois seria humanamente impossível criar todo um sistema em apenas um arquivo.

»
Daniel Schmitz

Conheça o iView, um toolkit de interface para o Vue.js

Com o crescimento do Vue centenas de bibliotecas surgem a cada dia para dar suporte a ele, dentre eles temos algumas ligadas à interface, como o iView. Neste artigo veremos um pouco sobre ele, e em como usá-lo nos seus projetos.

»
Daniel Schmitz

Exporte seu projeto Vue para o GitHub Pages

Neste artigo usaremos uma das diversas funcionalidades do GitHub, que é o GitHub Pages. Nele, é possível hospedar páginas web que podem se ser usadas inclusive para hospedar domínios reais, como o meu danielschmitz.com.br.

»
Daniel Schmitz

Conheça o Fórum sobre Vuejs em português

O Vue.js BR precisa de um fórum! Tópicos com dúvidas e dicas são bem vindos aos motores de busca se estiverem em um formato fácil de ver! É por isso que suas dúvidas no google sempre trazem páginas como o Stackoverflow, GitHub Issues, entre outros, e quase não trazem algo relativo a um grupo do facebook por exemplo, ou uma conversa no Slack.

»
Daniel Schmitz

Vue.js ajax patterns

Você vira para um desenvolvedor front-end e pergunta:

»
Igor Luíz

Contatando APIs de maneira fácil com o vue fast axios

Olá pessoal, nesse artigo estarei mostrando um plugin bem simples que desenvolvi, o mesmo foi criado com intuito de facilitar o envio e validação de requisições no Vue.js.

»
Leonardo Vilarinho

Code splitting com Vue.js e Webpack

Se pararmos para ver como fazemos aplicações hoje me dia acabamos notando que separamos o nosso código front-end (me refiro ao javascript nesse caso) em varios arquivos o que facilita a manutenção, e com ajuda de ferramentas como Webpack e Browserify e até mesmo o gulp-concat, fazemos a união desses arquivos para ficar todos em um só, porque entendemos que varios requests para buscar vários arquivos era ruim e deixava lento o carregamento da página.

»
Igor Luíz

Separando arquivos de código em produção

Atualmente, com tantas opções online para resolver um mesmo problema, o usuário acaba optando por usar sites com o carregamento rápido, prova disso é essa reportagem do Uol de 2011: Maioria dos usuários espera só 5 segundos para site abrir no celular.

»
Leonardo Vilarinho

Gerenciando idiomas no Vue

Temos um mundo cada vez mais conectado, em alguns lugares, o número de dispositivos ultrapassam o de habitantes. Esses dispositivos, por sua vez, têm o objetivo exclusivo de nos trazer informações, essas são apresentadas em idiomas, muitas vezes no inglês, mas em um planeta com diversos idiomas, é um diferencial disponibilizar dados em vários deles.

»
Leonardo Vilarinho

Testes automatizados com Avoriaz

Uma parte essencial para que você possa dormir tranquilo sem ficar pensando naquela alteração de uma linha que você fez sem testar o restante do seu sistema.

»
Leonardo Vilarinho

Vue 2 no mundo mobile com Quasar

É muito comum ver no mercado de trabalho desenvolvedores web que também se disponibilizam na área de desenvolvimento móvel, isso se deve ao fato de termos cada vez mais ferramentas para a construção de aplicativos híbridos, não só isso, como também temos cada vez mais ferramentas que estão usando linguagens e frameworks web para construir essas aplicações.

»
Leonardo Vilarinho

ACL no Vue 2

Para quem não conhece, a sigla ALC vem do inglês ‘Acess Control List’, em tradução direta seria nossa Lista de Controle de Acesso, para um backender como eu, é essencial que um sistema tenha uma ACL em seu escopo, se você ainda está na dúvida se deve aderir, listo a seguir seus objetivos:

»
Leonardo Vilarinho

Criando um template com o vue-cli

O vue-cli é uma ferramenta poderosa para a criação de templates para a iniciação de projetos.

»
Pablo Henrique Penha Silva

Higher-Order Components em Vue.js 2

Para resolver um problema do meu trabalho (como sempre), queria criar um componente que era muito parecido com outro que já havia feito. Pensei bastante e resolvi dar uma lida em alguns artigos do Medium. Durante a leitura de um artigo que era contra o uso de mixins, encontrei um artigo sobre Higher-Order Components. O título me chamou atenção e acabou resolvendo o meu problema.

»
Pablo Henrique Penha Silva